No. de Visitantes

PRÊMIO MINC LUDICIDADE PONTINHO DE CULTURA 2008 *-* PRÊMIO MINC PONTO DE LEITURA 2008 *-* PONTO DE CULTURA MINC/FUNDARPE 2009 *-* PRÊMIO CULTURA POPULAR MAZZAROPI 2012/2013

sábado, 13 de fevereiro de 2010

COCO DE PONTEZINHA - TRADIÇÃO CENTENÁRIA



Em meados do início do século passado, no Alto Santa Rosa, em Pontezinha, existiu um coco de roda organizado por uma mulher conhecida por Dona Veia, moradora antiga do lugar e já falecida. Foi a partir do coco de Veia que surgiu o Coco de Pontezinha.

A partir de 1954, a tradição foi assumida pelo saudoso Mestre Zezinho Valério, que comandou por décadas o Coco de Pontezinha com os companheiros de samba Zé Grandão, Antenor, Seu Luís, Amara de André, Dona Dalva, Santina Curato, Roberto Cocada, Valdecy, Mestre Goitá e Soares.

O Coco de Pontezinha é uma tradição que vem passando de pai para filho, e também é motivo de orgulho para os seus moradores e as suas várias matrizes culturais existentes.

O Ponto de Cultura Farol da Vila - Coco de Pontezinha e as matrizes culturais do Coco de Pontezinha - (Coco do Mestre Zezinho Varelo, Coco do Mestre Goitá, Coco do Mestre Dié e Coco Toadas de Pernambuco), são os responsáveis atualmente pelo resgate e manutenção do Coco de Pontezinha, e que juntos tem como proposta musical levar adiante a tradição cultural de um dos coco mais antigo de Pernambuco.


FOTO: Mestre Zezinho Valério (Banco de Imagens CCFV)