No. de Visitantes

PRÊMIO MINC LUDICIDADE PONTINHO DE CULTURA 2008 *-* PRÊMIO MINC PONTO DE LEITURA 2008 *-* PONTO DE CULTURA MINC/FUNDARPE 2009 *-* PRÊMIO CULTURA POPULAR MAZZAROPI 2012/2013

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PONTEZINHA DE LUTO... FALECEU ''ROBERTO COCADA''

Nascido em 01/01/1958, no Cabo de Santo Agostinho, Carlos Roberto de Souza ''Roberto Cocada'' como era carinhosamente chamado por todos, desde muito cedo, aos 12 anos já acompanhava o seu tio o mestre Zezinho de Valério, o grande precursor do coco em Pontezinha. ''Cocada'' durante toda a sua vida tinha um grande apreço pela cultura popular de uma forma geral, e era um autêntico brincante. De origem humilde, porém de um coração enorme, sempre foi uma pessoa humana e verdadeira. ''Roberto era um grande amigo meu! Quando iniciei os trabalhos de produção do Encontro Pernambucano de Coco em Pontezinha, ele sempre se prontificou como voluntário, e ajudava no que fosse preciso para que o projeto se firmasse no Palanque do Coco de Pontezinha'', afirmou Marcos Moraes produtor da iniciativa. Em 2009, com o início do Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha e do projeto Ação Griô Nacional, Roberto destacou-se e consagrou-se como Mestre Griô pelo Ministério da Cultura. ''Cocada tinha suas escolas públicas preferidas para atuar; a Estadual de Pontezinha e a Municipal professor Eronides Soares. Nestas escolas o corpo discente, funcionários e alunos já o conheciam'', relata Moraes. 















No palco, Roberto Cocada sempre se destacava como coquista de raiz, e era possuidor de um estilo próprio e postura elegante a frente do grupo, e sempre sambava de uma forma diferente de todos, era um verdadeiro mestre. Em sua carreira artística integrou o Coco do Mestre Goitá, quando em 2005 criou e estreou com o seu próprio grupo o Coco Renascer,  em 2011 passou a fazer parte do Coco do Mestre Zezinho, grupo criado em homenagem ao seu tio. Em 17/11/2014 Roberto Cocada se despediu de todos vindo a falecer aos 56 anos, no Hospital Geral Pelópidas da Silveira, após quase 60 dias de internamento, vítima de um AVC e posteriormente complicações que causaram a sua morte. Roberto Cocada deixou viúva, filhos, afilhado, parentes e muitos amigos. Dentre os filhos destaque para o mais novo Cristiano que está a frente co Coco Renascer Mirim, e o mais velho Jefferson Souza ''Fofo'' o herdeiro direto, cantor e compositor atual do Coco do Mestre Zezinho Valério.  Descanse em Paz Roberto Cocada, a sua missão foi cumprida!

FOTOS: Banco de Imagens do Centro cultural Farol da Vila