Dando continuidade a iniciativa de fomento e manutenção do Coco de Pontezinha, acontecerá no sábado, dia 29 de agosto atividades lúdicas, com oficinas de artesanato, percussão, dança e musicalidade do coco, cineclube e sambada.
O Coco do Mestre Zezinho Varelo (Coco Renascer) será a atração da noite, com os Mestres do Coco de Pontezinha.
O público em sua maioria é de crianças, jovens e adolescentes, devido ao trabalho ali iniciado, onze anos atrás, através do projeto Coco de Pontezinha, que vem potencializando o pertencimento e a valorização da auto-estima da comunidade local, fundamentado na vocação cultural centenária do coco de roda.
O Coco de Pontezinha sempre destacou-se no estado pelas tradicionais sambadas e sua dança um estilo próprio, que remonta ao ínicio do séc. XIX.
O Coco de Pontezinha é de matriz cultural afro-descendente, facilmente percebido na etinia de seus moradores descendentes de quilombolas, pescadores e operários da Fábrica de Pólvora.
O Coco do Mestre Zezinho Varelo é a raiz do Coco de Pontezinha. Zezinho Varelo (in-memoriam) fundou o coco em frente a casa de Dona Dalva (Rainha do Coco) e Antenor, logo depois tranferindo para o Palanque do Coco, que inicialmente foi construído em madeira, pela comunidade e depois foi edificado em alvenaria pelo município.