No. de Visitantes

PRÊMIO MINC LUDICIDADE PONTINHO DE CULTURA 2008 *-* PRÊMIO MINC PONTO DE LEITURA 2008 *-* PONTO DE CULTURA MINC/FUNDARPE 2009 *-* PRÊMIO CULTURA POPULAR MAZZAROPI 2012/2013

quinta-feira, 27 de agosto de 2009



Sábado dia 29 de agosto de 2009, no Palanque do Coco, em Pontezinha, Pernambuco, tem sessão com o Cocada Cineclube, com início previsto para às 19h00.

Será exibido o documentário das Oficinas do Coco de Pontezinha e o vídeo sobre a vida do Rei do Baião.

Não Percam..!!!!...a entrada é franca...!!!...e sejam todos bem vidos..!!!

Após o Cinema o Coco vai rolar, a partir das 20h30, com o grupo matriz e raiz local, o tradicional Coco do Mestre Zezinho Varelo (Renascer). Teremos ainda a participação dos coquistas do Coco de Pontezinha.

O Patrocínio é da Fundarpe e do Governo de Pernambuco, através do 2° Edital do Audiovisual Pernambucano, e o apoio é da prefeitura do Cabo.
Sábado dis 29 de agosto de 2009, no Palanque do Coco de Pontezinha tem sessão com o Cocada Cineclube, apartir das 19h00

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sambada 29 de Agosto - Coco do Mestre Zezinho Varelo



Dando continuidade a iniciativa de fomento e manutenção do Coco de Pontezinha, acontecerá no sábado, dia 29 de agosto atividades lúdicas, com oficinas de artesanato, percussão, dança e musicalidade do coco, cineclube e sambada.
O Coco do Mestre Zezinho Varelo (Coco Renascer) será a atração da noite, com os Mestres do Coco de Pontezinha.
O público em sua maioria é de crianças, jovens e adolescentes, devido ao trabalho ali iniciado, onze anos atrás, através do projeto Coco de Pontezinha, que vem potencializando o pertencimento e a valorização da auto-estima da comunidade local, fundamentado na vocação cultural centenária do coco de roda.
O Coco de Pontezinha sempre destacou-se no estado pelas tradicionais sambadas e sua dança um estilo próprio, que remonta ao ínicio do séc. XIX.
O Coco de Pontezinha é de matriz cultural afro-descendente, facilmente percebido na etinia de seus moradores descendentes de quilombolas, pescadores e operários da Fábrica de Pólvora.
O Coco do Mestre Zezinho Varelo é a raiz do Coco de Pontezinha. Zezinho Varelo (in-memoriam) fundou o coco em frente a casa de Dona Dalva (Rainha do Coco) e Antenor, logo depois tranferindo para o Palanque do Coco, que inicialmente foi construído em madeira, pela comunidade e depois foi edificado em alvenaria pelo município.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009



Cine COCADA

As nossas primeiras experiências em audiovisual e exibições de vídeos, surgiram há quatro anos, em 2006.
Naquele momento existia uma necessidade local de se exibir os vídeos-documentários produzidos nas atividades do Coco de Pontezinha, nascendo daí o Cine COCADA.
O Cocada Cineclube intensificou as exibições a partir do festival do coco, em 2008, onde rolou durante três dias consecutivos, lançando inclusive, de primeira mão o Filme Zé de Teté.
Atualmente a iniciativa conta com exibições mensais no Palanque do Coco, em Pontezinha, com o projeto sendo incentivado através do 2° Edital do Audiovisual de Pernambuco – FUNDARPE e Governo de Pernambuco.
Exibição em 2006 - Coco de Pontezinha