No. de Visitantes

PRÊMIO MINC LUDICIDADE PONTINHO DE CULTURA 2008 *-* PRÊMIO MINC PONTO DE LEITURA 2008 *-* PONTO DE CULTURA MINC/FUNDARPE 2009 *-* PRÊMIO CULTURA POPULAR MAZZAROPI 2012/2013

sábado, 10 de janeiro de 2009

FUNCULTURA APRESENTA





As Oficinas do Coco, em Pontezinha estão sendo incentivadas pela Fundarpe, Funcultura, Secretaria de Educação e o Governo de Pernambuco, através do projeto cultural Oficinas Coco de Pontezinha - Novas Turmas. O projeto foi aprovado no edital do Funcultura 2008 na área de formação e capacitação e conta ainda com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e a parceria do Centro Cultural Farol da Vila, a produção e realização é do produtor cultural Marcos Moraes. O Projeto terá a duração de 10 meses, e acontecerá no período de 12/2008 a 09/2009, no Palanque do Coco, em Pontezinha/PE. As oficinas se dividem em 3 turmas de 25 alunos cada e os alunos podem se inscrever para participar gratuitamente nos cursos de artesanato, percussão, dança e musicalidade. As Inscrições podem ser feitas através do telefone (81) 9116.0088 ou no escritório do projeto na BR 101, em Pontezinha (ao lado dos Correios). As atividades proporcionadas são todas fundamentadas na cultura do coco local.


PRÊMIO LUDICIDADE / ESPAÇO DE BRINCAR / PONTINHO DE LEITURA


As ações sócios-culturais-artísticas educacionais desenvolvidas nas Oficinas Coco de Pontezinha foram reconhecidas pelo Ministério da Cultura por meio da concessão do ´´Prêmio Ludicidade / Pontinhos de Cultura``.
O Prêmio tem como objetivo premiar entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas e que atuam com propostas de assegurar os direitos da criança e adolescentes, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa do ministério visa a promoção de uma política nacional de transmissão e preservação da cultura da infância, por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança de acordo com o ECA.
O desenvolvimento dos cursos, muito bem aplicado pelos arte-educadores-oficineiros do projeto Oficinas do Coco de Pontezinha, destacam-se pelas ações continuadas de ludicidade, objetivando sensibilizar e capacitar crianças e adolescentes da rede pública de ensino, atrelado a potencialidade cultural da comunidade de Pontezinha (Cabo de Santo Agostinho/ PE). O projeto vem atualmente conseguindo mudar o quadro social da realidade local, resgatando a auto-estima e reduzindo os riscos sociais que assolam as crianças e os adolescentes da localidade, através deste pontinho de cultura.